sábado, 6 de fevereiro de 2010

Voltei!!! Conteúdos para a Educação Infantil

Voltei!!!
Olá minhas queridas....
Andei sumida
Estaa viajando, cumprindo mais uma etapa do meu Mestrado em Ciencias da Educação e voltei super contente, pois, além de conseguir concluir (me falta ainda a defesa) meu projeto foi escolhido e ganhei uma bolsa de doutorado....Outro dia dou mais detalhes....
Por hora passei pra deixar postado algumas coisas para a volta as aulas, já que este ano estarei retornando para sala de aula com crianças de 5 ano e estou super Felizzzzzzzzzzzz!!!

Super beijos a todas e aproveitem o ano.....ele passa voando...........



Achei na net (http://ferramentapedagogica.blogspot.com/2009/04/), este projetinho sobre os conteúdos da educação infantil e achei bem pertinente, bem dentro daquilo que acredito ser um roteiro legal e importante para um bom trabalho.....espero que apreciem....




Conteúdos para a Educação Infantil


Faixa Etária: 02 anos a 6 anos e 11 meses

1- Língua Portuguesa

  • 1.1- Objetivos:
  • Espera-se que a criança:.
  • Expresse o pensamento com desembaraço:.
  • Utilize a linguagem como meio de ampliação do pensamento. organizando idéias e sequenciando-as logicamente:.
  • Identifique a função social da leitura e da escrita. através de múltiplas atividades de linguagem:.
  • Perceba a relação entre palavras falada e a palavra escrita. iniciando-se. assim. a sistematização da alfabetização.
  • 1.2- Conteúdos: .
  • Expressão e interpretação de vivências através de diferentes formas de manifestação: * gesto:* desenho:* cores:* movimentos:* sons: .* palavras;* conversas (relatos, comentários, debates);* entrevistas.
  • A expressão oral como forma de comunicação:* conversas;· relatos - em seqüência. acontecimentos vivenciados;· reprodução - em seqüência, histórias, vídeos;· criação de histórias;· ampliação do vocabulário.
  • . Conhecimento das várias modalidades de linguagem: *narrações:* poemas;* histórias;* quadrinhas;* parlendas;* trava-língua:* piadas;* música;* adivinhações:* provérbios..
  • O desenho como representação gráfica da idéia;* pessoas;* objetos:* cenas:* situações:* desenho livre:*Diferenciação entre desenho e escrita.Produção de escrita espontânea (grafismo), r­Compreensão do que e o que ela representa.
  • Reflexão e operação com a linguagem. na sua função social:* jornais:. revistas:* livros:* dicionários:* enciclopédias:. bilhetes. recados:. propagandas:. receitas:* bulas:* placas informativas;* histórias em quadrinhos:* cartas;* diários:* anúncios:* cartazes:. listas de nomes. de supermercados. telefones.·
  • A escrita como representação na fala. --­·
  • .Reconhecimentos e escrita do seu nome, de seus colegas, objetos. logradouros do seu meio ambiente. r­·
  • Construção de textos espontâneos, mesmo sem apresentar conversão na escrita:-­* Reescrita de histórias a partir de leitura e, interpretação de narrativas infanto­-juvenil contos, fábulas, lendas* relato de experiências, individual e coletiva;* histórias em quadrinhos;. paródias..
  • Aquisição de base alfabética e do funcionamento do' sistema de representação dal'íngua escrita:. escrita como representação da fala e as letras como representação do fonemas;* as formas e tipos de letras (de forma, cursiva, maiúscula e minúscula);* as diferentes interpretações dos textos;* as diferentes maneiras de construir outros textos, a partir de textos lidos.
2- Matemática
  • 2.1- Objetivos:
  • Espera-se que a criança:.
  • Desenvolva o raciocínio lógico-matemático, através de experiências concretas; .
  • Participe, ativamente, na busca de soluções dos problemas que surgirem
  • 2.2 - Conteúdos:.
  • O professor deverá detectar em que momento se encontra o conhecimento da criança nos conceitos referentes a:* grandeza - maior/menor, grosso/fino, alto/baixo;* posição - em cima/em baixo. entre, direita/esquerda:. direção e sentido - para frente/para trás, para direita/para esquerda, paracima/para baixo. no mesmo sentido/em sentidos contrários. meia volta/uma volta:.
  • identificar a subtração com uma situação-problema que envolve a Idéia ae tirar.de comparar ou de completar:identificar a divisão como uma situação-problema que envolve a Idéia de separar uma coleção. em grupos. com o mesmo nu meros de objetos .
  • Geometria:exploração sensorial de objetos:. Distinção de formas: Percepção da forma como um atributo dos objetos físicos. Relação espaço-tempo:
    exploração espacial dos objetos. do próprio corpo e do meio ambiente:orientação espacial (posição. direção. lateral Idade):localização no tempo e sequenclalização.
3- Integração meio física e social
  • 3.1- Objetivos:
  • Espera-se que a criança:.
  • Se integre melhor ao seu meio físico e socIal. através da estimulação constante:.
  • Adquira experiências que facilitem a compreensão do mundo que a cerca e as inter­relações que nele ocorrem
  • :Experimente. observe e investigue.
  • 3.2- Conteúdos:
  • . Identificar intervalos de tempo:* hora, dia. semana, mês. ano:* manhã, tarde. nOite:* ontem, hoje. amanhã..
  • Identificar suas atividades diárias e responsabilidades:* Levantar. alimentar-se. executar tarefas (em casa e na escola) dormir, higienecorporal.
  • * Identificar as próprias características e as das pessoas com as quais convIve emcasa e na escola:.. Nome. idade, data do seu aniversário;nomes das pessoas de sua família. relações de parentesco e funções que elasexercem:.. Nomes e funções que exercem as pessoas na escola;.. sua pOSiçãO no contexto familiar e escolar:* relações existentes entre as pessoas (de parentesco. de amizade, decooperação, (de trabalho e de estudo)..
  • Demonstrar comportamentos adequados de relacionamento e convívio social:. Formas de cumprimentar as pessoas;. Atenção e consideração pelo outro;. Atitude de respeito à propriedade alheia e direito do outro..
  • Identificar os direitos e deveres de cada pessoa da família e pela escola;
  • . Identificar as regras estabelecidas pela família e a escola:.
  • Estabelecer relações de posição e distância:*sua posição geográfica na sala de aula:*a posição da sala de aula em relação ao prédio da escola:*pontos de referêncIa na vizinhança da escola e da casa:.
  • Reprodução animal: naSCimento e crescimento aos filhotes.
  • CaracterístIcas externas ao corpo humano-partes. órgãos ao sentido e características sexuais primarias:" relação dos órgãos externos com as respectivas funções:" importância do asseio corporal para manutenção da saúde...
  • Relação entre os órgãos dos sentidos e as percepções do ambiente:" orientação espacial a partir do corpo da criança: lateral idade. anterioridade e profundidade..
  • Algumas funções do corpo humano: alimentação de movimentos respiratórios. pulsação e batimentos cardíacos e aumento de transpiração e eliminação de dejetos:" relação entre exercícIos físicos e aceleração de movimentos respiratórios.batimentos cardíacos e aumento de transpiração:" relação entre a intensidade da transpiração com o aumento da temperaturaambiente
  • :" importância da higiene do vestuário. da alimentação e da habitação para amanutenção da saúde..
  • Diferentes etapas do crescimento e do desenvolvimento: recém-nascidos. lactente. pré-escolar. escolar. adolescente e adulto..
  • Influência da alimentação no crescirnento e no desenvolvimento:" ocorrência de algumas doenças próprias da Infância: sarampo, catapora.coqueluche, etc.:" importância da vacinação como meio de prevenir algumas doenças próprias dainfância
.4- Educação física
  • 4.1- Objetivos:
  • Espera-se que a criança:.
  • Explore os movimentos do seu corpo de forma coordenada:.
  • Localize-se bem no espaço, adquirindo o vocabulário específico quanto á posição,localização e distância:.
  • Perceba a relação que eXiste entre seu corpo, objetos e demais seres vivos:.
  • Aumente sua disPosição física e adquira um refinamento da coordenação motora
  • .4.2- Conteúdos:.
  • Conhecer e dominar o próprio corpo - parado e em movimento:" estruturação do esquema corporal:" exploração das diferentes posições do corpo (sentado. deitado. ajoelhado);" percepção dos segmentos do corpo (brancos. pernas. tronco. cabeças e suascombinações);
  • " domínio de lateral idade:" funções vitais do corpo (respirar. comer, pulsar. etc.).
  • " relações do Indivíduo e espaço ocupado-pOSiçãO e distância:. Relação do Indivíduo com os outros:" socialização:" autonomia:" auto-conceito:" afetividade..
  • Desenvolvimento elementar das quantidades fíSicas primárias: andar, correr. saltar. equilibrar. flexionar e estender... a distância percorrida de casa à escola em termos ae peno. longe numero aproximado de quadras.
  • . Identificar os elementos naturais e culturais eXistentes em seu amOlente:.. rio. montanha. árvore. terra. céu e outros:.. a existêncIa dos seres VIVOS:.. sol. chuva. vento e temperatura:.. tipos de construção:.. tipos étnicos - seus hábitos e costumes;. .. meios de transportes;.. meios de comunicação..
  • Identificar as necessidades básicas do ser humano:.. alimentação. vestuário. higiene, habitação. afeto. lazer. sono. segurançacomunicação e locomoção..
  • Identificar a ação do homem na transformação da natureza para atender suas necessidades:
  • . Reconhecer na transformação do meio o fruto do trabalho:.
  • Reconhecer o valor do trabalho cooperativo e organizado:.
  • Reconhecer os símbolos nacionais:.. Hino e Bandeira Nacional
  • .Obs.: Os momentos festivos não devem ser tratados desvinculados do contexto, pois são suscitadores de análise crítica da realidade atual, podendo ser compartilhados com todos os segmentos da escola, pais e comunidade... Ambiente - A matéria.
  • Reconhecimento de seres e objetos no ambiente;'
  • . Características dos objetos e seres - forma e tamanho:.. posição dos objetos e seres ambientes. uns em relação aos outros:.. posiições dos objetos e seres do ambiente em relação â criança..
  • Comparação entre as massas e o tamanho dos objetos e seres:.. medidas não padronizadas de massas e distâncias:* medidas padronizadas de distâncIa:.
  • Classificação dos objetos e seres, segundo critérios variados:. Objetos que afunda e flutuam na água;. Algumas propriedades dos materiais-cheiro, sabor e consistência:. Familiarização e exploração de materiais variados:* descrever, comparar; reconhecer e identificar quanto à utilidade.. Relação dos materiais com luz-brilho e transparência:* materiais de ambiente que são necessários ao homem: madeira. areia, sal,palha. couro, etc.;.. materiais que o homem lança no ambiente: lixos, dejetos. fumaça, etc.:" materiais que podem causar aCidentes ao homem por ingestão, contaminaçãoda pele, etc., como substâncias tóxicas. água contaminada. alimentos deteriorados ou ingestão de substâncias nocivas;
  • . Ocorrências de misturas no ambiente:* processos de separação de misturas utilizadas na vida diária: catação,peneiração e filtração:* observação e realização de misturas de materiaiS diferentes (café com leite.água e sal. água e óleo. água e área. etc.) .
  • Distinção de sexo em alguns animaiS.. Coordenação motriz (global e seletiva) em situação contextualizada (Jogo ao Faz de conta). Iniciação à construção de regras:desenvolvImento da socialização:respeito a SI e aos outros:participação:situações individuais e coletivas.Desenvolvimento de hábitos salutares:noções de higiene pessoal:postura:alimentação: vestuário:.ordem e disciplina
    noções de prevenção de aCIdentes.
  • . Resgate da cultura popular:" jogos;.. brinquedos:.. folguedos.
5- Educação Artística
  • 5.1- Objetivos:
  • Espera-se que a criança:
  • . Desenvolva o ritmo. descobrindo seu próprio ritmo e percebendo os diferentes: discrimine e reproduza diferentes sons:.
  • Discrimine estímulos visuais, sonoros, táteis. gustativos e olfativos. manipulando e conhecendo seu próprio corpo:. Utilize recursos que favoreçam sua percepção e. criatividade:.
  • Perceba a importância da coordenação nas relações humanas. para seu desenvolvimento social e afetivo.
  • 5.2- Conteúdos:
  • - Expressão Musical
  • . Elementos de expressão e comunicação:. cores:.. formas:. expressões fisionômicas..
  • Tipos de sons:. vocais:.instrumentais:. naturais.artificiais:. ruídos..
  • Propriedades dos sons:.altura - grave (violoncelo),médios (violão),agudos (violino);. duração - longos.curtos;.. intensidade - maior ou menor grau de força, para produzir o som:.. timbre - propriedade que distingue a procedêncIa do som (voz de criança,cantar do pássaro, som da flauta)..
  • Ritmo:· andar:· batimentos cardíacos:· movimento respiratório· relógio.·
  • Melodia - sucessão organizada de sons:· Harmonia - combinação simultânea dos sons: . Folclore na educação:· músicas:· danças.-
  • Expressão Corporal. Jogos e brincadeiras:· dramatização espontânea e de descoberta;· dramatização criadora:· exploração do próprio - no espaço e no plano:- locomoção:- orientação espacial:- manipulação:- verbalização:- Interação social.. Teatro - ao vivo e de anteparo· fantoche:· sombra:· máscaras:· luvas:· marionetes.. Mímica:. Jogos simbólicos (faz de conta); .
  • Folclore:· danças:· festas típicas:· canções populares:· circos:· rodeios:· desfiles:· festas religiosas- Expressão Plástica. Pintura livre. com uso de materiais diversos:· folhas:· legumes:· mãos· pincéis· pé. etc..
  • Desenho livre.
  • Modelagem· argila:· papel-machê· massa. etc.- Recorte e colagem:· moldes:· revistas:· jornais:· ilustrações:· desenhos. etc.-
  • Montagem ou construção - utilização de sucatas:· confecção de brinquedos;· fantoches-Dobradura (origami)- Monotipia (técnica de impressão de um desenho):· exploração;· descoberta da resultantes de misturas.-Formas geométricas ­sólidos simples (cubos. esferas, pirâmides); figuras simples (quadrado, triângulo, círculo);· de objetos:· linhas (vertical/horizontal/oblíqua).
  • - Comunicação gráfica:painel:cartazes:mural:convites. etc.
3 - Recursos humanos
- valorização mútua.
4 - Gestão participativa
5 - Constância de propósitos (objetivos)
6 - Aperfeiçoamento contínuo
7 - Integração
8 - Delegação de competências: autonomia e responsabilidade.
9- Garantia de qualidade: acesso e permanência.
10- Avaliação contínua.
11- Ética· Símbolos:Como representação de objetos. pessoas. idéias. situações:Como transmissor de uma mensagem a todas as pessoas de um grupo (podem ser explorados símbolos conhecidos como: logotipos. sinais de trânsitos. e outros, até chegar aos símbolos matemáticos).
. Classificação:. reconhecer entre semelhanças e diferenças:* estabelecer agrupamentos. de acordo com critérios:. descobrir o critério utilizado em uma classificação:. explorar noções de Teoria dos Conjuntos (pertinência.reunião).inclusão. intersecção..
Seqüências:· conceito e determinação do motivo de uma seqüência. com a utilização de:· movimentos corporais:· discriminação auditiva:· manipulação de materiais:· representações gráficas.- Seriações utilizando critérios relacionados às noções de: . .mais estreito:.mais alto:.mais baixo:.mais largo, etc.- Noções intuitivas de medidas de tempo: . .hora:.dia:.mês:.ano:
Noções intuitivas de distância, através de comparações:.Mais perto;. Mais longe;.Números Naturais:. escrever e nomear números naturais:* explorar a contagem de rotina:* comparar quantidades:* seqüências de números naturais, em ordem crescente ou decrescente; * sucessor e antecessor dos números naturais:* identificar e utilizar escritas equivalentes de um mesmo número natural.. Operações:* identificar a audição como uma situação-problema que envolve a idéia de juntar:* identificar a multiplicação como urna situação-problema que envolve uma adição de parcelas Iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário